Tio Flávio Cultural

Foto tio flavio cultutral

 

Sobre o Tio Flávio Cultural

O Tio Flávio Cultural não é uma ONG. É um movimento sem finalidade lucrativa, que não recebe nenhuma doação ou destinação financeira, mantendo-se com um modelo de gestão diferente: em vez de dinheiro, as pessoas doam seu tempo e talento. Nasceu em 2010 e possui mais de 500 voluntários, em suas diversas frentes de atuação que visam transformar a vida das pessoas pelo conhecimento, afeto, sensibilidade, empatia, proximidade, experiência e respeito.

 

Dentre as frentes de atuação estão os projetos:

1) Fala, Tio! – palestras gratuitas abertas à comunidade visando democratizar o acesso a informações qualificadas Periodicidade semestral.

2) neTIOworking – evento  do Tio Flávio Cultural em que as pessoas vão para realizar trocas: de conhecimento, ideias, ideais, além de se conhecerem e fortalecerem laços para aprimorarem parcerias e negócios.

Periodicidade semestral.

 3) Empreender Sonhos: palestras direcionadas a três tipos de públicos: a) alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, b) jovens aprendizes de diversas instituições, como Assprom, Alvorada, Rede Cidadã, Cruz Vermelha, Ceduc, CDL Pro-Jovem, Senac, etc, c) Movimento de Empresa Junior Brasil, levando conhecimento para alunos de universidades públicas, como UFSJ, UFV, UFMG, UFLA, etc.
Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

4) Caravana Tio Flávio Cultural – palestras para despertarem significados, sonhos, empreendedorismo, atitudes, direcionadas aos alunos de escolas públicas, movimentos de jovens e jovens aprendizes das cidades do interior de MG ou de outros Estados. Acontece em parceria com alguma instituição local que consiga organizar o espaço físico e o evento, além de se responsabilizarem pela logística do palestrante voluntários.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

5) Eu Tenho um Sonho: ações em instituições que amparam pessoas com paralisia cerebral. Hoje atendemos ao Novo Céu, Tia Dolores e Caminhos para Jesus.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

6) Apacs: palestras e intervenções em instituições prisionais diferenciadas, voltadas para os detentos, seus familiares e funcionários das Apacs em diversas cidades mineiras.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

7) Virando a Página: projeto de estímulo e incentivo à leitura

(em reestruturação)

8) Brincar: projeto que leva brincadeiras, jogos e outras intervenções lúdicas a casas que assistem crianças.

Periodicidade mensal

9) Grandes Olhos: atividades de resgate da autoestima de pessoas com câncer ou em tratamento com diálise, através de maquiagem e manicure.

Periodicidade mensal.

10) Esperança: intervenções em unidades prisionais em todo o estado de Minas Gerais, com palestra para os detentos, detentas, albergados, servidores do sistema prisional e das escolas que atuam nas unidades.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

11) Mega Ação: 18 grupos de voluntários que se mobilizam periodicamente para atenderem instituições de longa permanência de idosos.

Periodicidade: cada grupo realiza uma visita a cada 3 meses no mesmo asilo sempre.

12) Mudando Vidas: intervenções em unidades socioeducativas, com palestras e ações para adolescentes e servidores.

Periodicidade mensal.

13) Bingo Solidário: realização de bingo em BH e RMBH, visando levar alegria e entretenimento para instituições que atendem públicos diversos, desde idosos a pessoas com deficiência.

Periodicidade mensal.

14) Infância: apoio a creches de BH e RMBH, no treinamento das equipes e palestras para pais de alunos. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

15) Apoiar: palestras e workshops em instituições parceiras, como Fa.Vela, Defensoria Pública, APAE, Hemominas, em várias cidades mineiras.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

16) Bem Te Quero: realização de oficinas de artesanato, com o objetivo de disseminar o espírito empreendedor e a geração de renda para as pessoas em instituições e comunidades.

Periodicidade mensal.

17) Centro Comunitário Tio Flávio: iniciativa particular do Júlio Fessô, que conta com o apoio do Tio Flávio Cultural.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

18) Contadores de Estrelas: ações em instituições que amparam a população de rua, como Albergue Tia Branca, República Reviver, República Fábio Santos, Repúblicas da Av. Paraná, centro, dentre outros. Ações como incentivo à leitura, oficinas de horta e shows musicais.

Periodicidade mensal.

19) Dê Flores aos Vivos – leva música e outras intervenções culturais, além de flores de crepom feitas no sistema prisional, para serem entregues em instituições ou para públicos que mereçam uma espécie de homenagem.

Periodicidade mensal.

20) Faz Bem – Ações voluntárias contínuas em 4 presídios da Grande BH.

Periodicidade constante

21) Universidade Tio Flávio Cultural – palestras e treinamentos para gestores voluntários e voluntários do Tio Flávio Cultural com o objetivo de alinhar conceitos e promover conhecimento para a equipe.

Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

22) Acolher: ações em  abrigos de crianças e adolescentes que foram retirados judicialmente do convívio das suas famílias ou não têm famílias.

Periodicidade mensal.

23) Dádiva: Recebimento e direcionamento de doações materiais para instituições assistidas ou parceiras.

Periodicidade constante.

24) Liame: Atendimento das demandas internas dos gestores voluntários, com acolhimento e orientação.

Periodicidade constante.



Fanpage do Tio



Blog que o Tio participa



SOUBH

HOJE EM DIA





Acompanhe as novidades nas redes sociais!

Facebook Tio Fávio Linkedin Tio Fávio Twitter Tio Fávio Youtube Tio Fávio Flickr Tio Fávio


Copyright © 2014 - Tio Flávio - Todos os direitos reservados