Tio Flávio Cultural

Foto tio flavio cultutral

 

Sobre o Tio Flávio Cultural

O Tio Flávio Cultural não é uma ONG. É um movimento sem finalidade lucrativa, que não recebe nenhuma doação ou destinação financeira, mantendo-se com um modelo de gestão diferente: em vez de dinheiro, as pessoas doam seu tempo e talento. Nasceu em 2010 e possui mais de 500 voluntários, em suas diversas frentes de atuação que visam transformar a vida das pessoas pelo conhecimento, afeto, sensibilidade, empatia, proximidade, experiência e respeito.

 

Dentre as frentes de atuação estão os projetos:

1) Fala, Tio! – palestras gratuitas abertas à comunidade visando democratizar o acesso a informações qualificadas Periodicidade semestral.

2) neTIOworking – evento  do Tio Flávio Cultural em que as pessoas vão para realizar trocas: de conhecimento, ideias, ideais, além de se conhecerem e fortalecerem laços para aprimorarem parcerias e negócios. Periodicidade: quadrimestral.

3) Empreender Sonhos: palestras direcionadas a três tipos de públicos: a) alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, b) jovens aprendizes de diversas instituições, como Assprom, Alvorada, Rede Cidadã, Cruz Vermelha, Ceduc, CDL Pro-Jovem, Senac, etc, c) Movimento de Empresa Junior Brasil, levando conhecimento para alunos de universidades públicas, como UFSJ, UFV, UFMG, UFLA, etc. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

4) Caravana Tio Flávio Cultural – palestras para despertarem significados, sonhos, empreendedorismo, atitudes, direcionadas aos alunos de escolas públicas, movimentos de jovens e jovens aprendizes das cidades do interior de MG ou de outros Estados. Acontece em parceria com alguma instituição local que consiga organizar o espaço físico e o evento, além de se responsabilizarem pela logística do palestrante voluntários. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

5) Eu Tenho um Sonho: ações em instituições que amparam pessoas com paralisia cerebral. Hoje atendemos ao Novo Céu, Tia Dolores e Caminhos para Jesus. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

6) Apacs: palestras e intervenções em instituições prisionais diferenciadas, voltadas para os detentos, seus familiares e funcionários das Apacs em diversas cidades mineiras. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

7) Virando a Página: projeto de incentivo à leitura, geralmente em abrigos de crianças de 7 a 12 anos. Periodicidade mensal.

8) Brincar: projeto que leva brincadeiras, jogos e outras intervenções lúdicas a casas que assistem crianças.

9) Grandes Olhos: atividades de resgate da autoestima de pessoas com câncer ou em tratamento com diálise, através de maquiagem e manicure. Periodicidade mensal.

10) Esperança: intervenções em unidades prisionais em todo o estado de Minas Gerais, com palestra para os detentos, detentas, albergados, servidores do sistema prisional e das escolas que atuam nas unidades. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

11) Mega Ação: 16 grupos de voluntários que se mobilizam periodicamente para atenderem instituições de longa permanência de idosos. Periodicidade: cada grupo realiza uma visita a cada 3 meses no mesmo asilo sempre.

12) Mudando Vidas: intervenções em unidades socioeducativas, com palestras e ações para adolescentes e servidores. Periodicidade mensal.

13) Bingo Solidário: realização de bingo em BH e RMBH, visando levar alegria e entretenimento para instituições que atendem públicos diversos, desde idosos a pessoas com deficiência. Periodicidade mensal.

14) Infância: apoio a creches de BH e RMBH, no treinamento das equipes e palestras para pais de alunos. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

15) Apoiar: palestras e workshops em instituições parceiras, como Fa.Vela, Defensoria Pública, APAE, Hemominas, em várias cidades mineiras. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

16) Bem Te Quero: realização de oficinas de artesanato, com o objetivo de disseminar o espírito empreendedor e a geração de renda para as pessoas em instituições e comunidades. Periodicidade mensal.

17) Centro Comunitário Tio Flávio: iniciativa particular do Júlio Fessô, que conta com o apoio do Tio Flávio Cultural. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

18) Contadores de Estrelas: ações em instituições que amparam a população de rua, como Albergue Tia Branca, República Reviver, República Fábio Santos, Repúblicas da Av. Paraná, centro, dentre outros. Ações como incentivo à leitura, oficinas de horta e shows musicais. Periodicidade mensal.

19) Dê Flores aos Vivos – leva música e outras intervenções culturais, além de flores de crepom feitas no sistema prisional, para serem entregues em instituições ou para públicos que mereçam uma espécie de homenagem.

20) Faz Bem – Ações que promovem o intercâmbio entre mulheres privadas de liberdade e mulheres que buscam superar seus desafios.

21) Universidade Tio Flávio Cultural – palestras e treinamentos para gestores voluntários e voluntários do Tio Flávio Cultural com o objetivo de alinhar conceitos e promover conhecimento para a equipe. Periodicidade: constante, de acordo com demanda.

22) Acolher: ações em sete abrigos de crianças e adolescentes que foram retirados judicialmente do convívio das suas famílias ou não têm famílias. Periodicidade mensal.



Fanpage do Tio



Blog que o Tio participa



SOUBH

HOJE EM DIA





Acompanhe as novidades nas redes sociais!

Facebook Tio Fávio Linkedin Tio Fávio Twitter Tio Fávio Youtube Tio Fávio Flickr Tio Fávio


Copyright © 2014 - Tio Flávio - Todos os direitos reservados